Quinta de Lemos
As Nossas Vinhas
Um dos pontos únicos dos vinhos portugueses do Dão
é a sua dependência de castas autóctones.
Localizada a 7 km de Viseu, capital de distrito e cidade cheia de charme, a quinta fica no planalto da Beira Alta, a uma altitude de 340 metros.
Neste paraíso verde do centro de Portugal, dispõe de um total de 50 hectares - 25 ha de vinhas, 7 ha de oliveiras e os restantes entre pinhal e horta.
O granito e os solos arenosos marcam a região, bem protegida por quatro grandes serras - Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave. O clima é continental com influência atlântica que se traduz em humidade e frescura.


As nossas Origens
O nome de Lemos tem a sua origem na Península Ibérica.
O brasão da família Lemos foi reinterpretado e o logotipo da quinta teve como base as quatro luas em quarto crescente, agrupadas em circulo, num traço comum que as liga, significando as quatro direções em que esta família portuguesa explora o mundo, as 4 serras que rodeiam a quinta, as quatro principais castas lá produzidas e o lema da equipa, também ele composto por quatro palavras: humanidade, simplicidade, visão e partilha.
As nossas Castas
Um dos pontos únicos dos vinhos portugueses do Dão é a sua dependência de variedades indígenas.
TOURIGA NACIONAL
A Touriga Nacional é a variedade líder do Dão e produz vinhos picantes com características de frutos da floresta.
TINTA RORIZ
As uvas de casca grossa e de cor escura da variedade Tinta Roriz proporcionam um sabor frutado e uma fragrância resinosa.
JAENO
Jaen é conhecido por seu sabor apimentado.

ALFROCHEIROO
Alfrocheiro proporciona um vinho com textura aveludada, profundidade de cor escura e sabores de menta, flores e morangos frescos.
CLASSICAMENTE O VINHO DO DÃO É UMA MISTURA DE DUAS OU MAIS DESTAS CASTAS.TODOS OS ANOS A QUINTA DE LEMOS APRESENTA DOIS BLENDS E DIFERENTES VINHOS MONOCASTA.
ENCRUZADOO
Encruzado, variedade de excelência do Dão, apresenta notas vegetais, frutos e minerais enquanto jovem.Os vinhos apresentam grande longevidade em garrafa devido à sua estrutura, tornando-se untuosos com notas de frutos secos, avelãs e pinhões.
MALVASIA FINA
A Malvazia -Fina, é a variedade branca mais cultivada na região do dão, com aromas florais intensos, muito expressivos e de corpo mediano.
Fonte: https://quintadelemos.com/




Conheça os Vinhos
View all